No meu copo 761 - Vale Barqueiros: Colheita Seleccionada tinto 2015; Colheita Seleccionada branco 2017

Produzidos em Alter do Chão, os vinhos Vale Barqueiros tiveram altos e baixos, com períodos de algum destaque e outros de quase desaparecimento.

Redescobri-os no recente evento Alentejo em Lisboa, e de imediato me atraíram. Agora tive oportunidade de provar em casa o tinto e o branco Colheita Seleccionada.

Este tinto é um vinho muito elegante e suave, mostrando aquele lado mais delicado do Alentejo, que se encontra principalmente nas zonas mais altas. De cor rubi e aroma delicado com notas de frutos silvestres, com ligeiras nuances de madeira muito bem integrada. Na boca é suave e redondo, com final elegante e delicado.

Torna-se um vinho guloso que se bebe com facilidade e prazer. Boa relação qualidade-preço que justifica mais uma entrada nas nossas escolhas.

Quanto ao branco, apresenta uma cor citrina aberta, prima também pela elegância e suavidade, primando por notas frutadas cítricas com algumas nuances e frutos do pomar. Leve na prova de boca, com uma boa acidez que realça o fim de boca.

Dois vinhos muito agradáveis. Difícil é não gostar.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Alentejo (Alter do Chão)
Produtor: Sociedade Agrícola de Vale Barqueiros

Vinho: Vale Barqueiros Colheita Seleccionada 2015 (T)
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Aragonês, Syrah, Trincadeira, Cabernet Sauvignon
Preço: 7,30 €
Nota (0 a 10): 7,5

Vinho: Vale Barqueiros Colheita Seleccionada 2017 (B)
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Arinto, Antão Vaz
Preço: 7,30 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários