No meu copo 730 - Palácio da Brejoeira, Alvarinho 2014

Fugindo ao procedimento habitual, guardei este Alvarinho uns anos e só o consumi no fim de ano.
É verdade que os dogmas são para derrubar, e que um deles é o de que os vinhos brancos devem ser sempre bebidos em novos. Há casos e casos. Há regras e excepções.

Na verdade, a maioria das experiências que tive com vinhos brancos que ficaram à espera na garrafeira não foi famosa, tirando casos excepcionais. É um facto que os vinhos mudam na garrafa, e se isso é válido para a evolução dos tintos também é válido para a dos brancos. Mas se os tintos quase sempre melhoram, nos brancos não é tanto assim.

Concretizando... No meu ponto de vista, enquanto os tintos vão arredondando os taninos, amaciando a madeira (quando existe), ganhando complexidade aromática e ficando mais suaves (enquanto perdem pujança), no caso dos brancos a maior diferença que sinto naqueles com algum tempo de envelhecimento é a imediata perda de frescura, que aliás é logo denunciada pela mudança de cor para um amarelo acobreado. Quando esta cor aparece no copo, normalmente parte dos aromas já se foram.

Pode ser apenas uma questão de gosto meu, é um facto. Mas perder a acidez e os aromas mais frutados normalmente não compensa, a não ser naqueles que, à partida, já estão fadados para isso, como alguns brancos de Bucelas, Colares, Bairrada e Dão. Alguns...

Dito isto, este Palácio da Brejoeira 2014, certamente um dos melhores Alvarinhos do país (é mesmo o meu preferido), adquirido em 2015, já devia ter sido bebido. É verdade que estava com o aroma limpo, e desenvolveu aromas secundários no copo à medida que era bebido. Mas já lhe faltava alguma frescura e vivacidade. Mudou de perfil, de facto, e tornou-se mais complexo, mas perdeu alguma identidade.

Ainda muito bom, mas não excepcional.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Palácio da Brejoeira, Alvarinho 2014 (B)
Região: Vinhos Verdes (Monção)
Produtor: Palácio da Brejoeira Viticultores
Grau alcoólico: 13%
Casta: Alvarinho
Preço em feira de vinhos: 13,55 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários