No meu copo 680 - Quinta de Cidrô, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon tinto 2008

A apresentação deste vinho, ocorrida o ano passado, mereceu-nos este comentário:

O grande vinho foi mesmo o mais antigo, o lote de 2008 de Cabernet e Touriga. Disse Jorge Moreira que era pena não poderem vender todos os seus tintos com 9 anos de idade, como este. A verdade é que o vinho está... enorme! Aroma intenso e vinoso, grandes estrutura e persistência, ao mesmo tempo redondo na boca e com taninos elegantíssimos. Um portento!”

Tivemos agora oportunidade de bebê-lo à refeição. Sem surpresa. Confirmou todas as impressões anteriores. É um vinhão!

Em vez de fazer descrições, permito-me transcrever, em vez disso, quatro trechos retirados de outros sites, com a devida vénia. O que se diz abaixo dispensa mais comentários.

“Este vinho, limpo e brilhante de cor rubi profundo, foi concebido como um lote original de Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional. Resultado do seu estágio em barricas de carvalho, o vinho demonstra intensidade e complexidade, ao mesmo tempo finesse e elegância. Equilibrado por uma excelente estrutura, mostra-se encorpado, e os aromas de fruta preta, baunilha, tabaco e chocolate revelam um enorme potencial para evolução em garrafa.”
(https://www.cavelusa.pt/produto/3103/QuintadeCidroCaberneteTourigaNacionalTinto)

“18 meses de estágio em barrica. Quase dez anos sem se dar por isso. Cheio de vitalidade. Com a barrica a abraçar a fruta, num perfil atractivo onde se notam as elegantes notas vegetais da Cabernet. É tão bem feito e tão prazeroso que, independentemente das crenças, agrada a todos.”
(https://www.joli.pt/quinta-de-cidro-novidades-para-2017/)

“Cor rubi muito escuro, retinto. No nariz são bem perceptíveis os aromas a fruta preta compotada, bem conjugada com a madeira e a baunilha. Na boca é profundo e encorpado. Possui taninos muito leves e baixa percepção alcoólica. Revela boa concentração e ligeira doçura. Final de comprimento longo com incremento de acidez.”
(https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=5423107(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

“Este vinho apresenta um estrutura poderosa com uma complexidade no olfacto impressionante. Aromas de frutos pretos, pimentos, baunilha, chocolate e notas florais típicas do Douro permitem um bouquet verdadeiramente notável. Na prova, demonstra potencia e complexidade, ainda que fino e elegante. Um vinho com elevado potencial de envelhecimento em garrafa.”
(https://fozgourmet.com/pt/portugal/1051-quinta-de-cidro-cabernet-sauvignon-touriga-nacional-2008-tinto.html)

Por tudo o que ficou dito, obviamente, entra directamente para a nossa lista de preferências. Não é barato, mas vale bem cada cêntimo que custa.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta de Cidrô, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2008 (T)
Região: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Grau alcoólico: 14%
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon
Preço: cerca de 15 €
Nota (0 a 10): 9

Comentários