No meu copo 283 - Colinas de São Lourenço, Chardonnay e Arinto branco 2008; Marquês de Marialva, Colheita Seleccionada branco 2011

Apresentamos dois brancos da Bairrada, um da gama baixa e outro da gama média ou média-alta.

O Colinas de São Lourenço - empresa cuja estrutura foi entretanto adquirida pelo empresário Carlos Dias e integrada no projecto Ideal Drinks, para onde também transitou o ex-enólogo-chefe da Dão Sul, Carlos Lucas - apresentou-se com um aroma agradável balanceado entre as notas mais tropicais do Chardonnay e a acidez cítrica do Arinto. Na prova de boca mostra grande frescura (é um vinho que requer uma temperatura de serviço bastante baixa, na ordem dos 10º C), com ligeiras notas de madeira (1/3 do mosto fermentou em barricas de carvalho francês) muito bem integradas com o fruto, o que lhe confere estrutura e boa persistência.

Este vinho agradou-me particularmente pelo equilíbrio dos seus componentes, com destaque para o facto de não ter o carácter amanteigado tão habitual nos Chardonnay produzidos em Portugal, com aquele excesso de madeira que os tornam pesados e enjoativos. Alguns consideram isso uma virtude, para mim é um defeito que me faz rejeitar os vinhos com esse perfil. Donde se prova que é possível entre nós trabalhar a casta Chardonnay, com passagem por barrica, obtendo vinhos frescos e vibrantes.

O Marquês de Marialva, oriundo do maior produtor da Bairrada, é, dentro da gama baixa e média-baixa, sempre um rótulo a ter em conta nos vinhos desta região. Este Colheita Seleccionada branco é um vinho mais leve, fresco e menos estruturado do que o anterior, adequado para pratos leves. O fim de boca é relativamente curto mas agradável. Tendo em conta o preço não se pode esperar mais, sendo, para o perfil em causa, um vinho que agrada.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Bairrada

Vinho: Colinas de São Lourenço, Chardonnay e Arinto 2008 (B)
Produtor: Sociedade Agrícola Colinas de São Lourenço
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Chardonnay, Arinto
Preço em hipermercado: 7,29 €
Nota (0 a 10): 8

Vinho: Marquês de Marialva Colheita Seleccionada 2011 (B)
Produtor: Adega Cooperativa de Cantanhede
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Arinto, Bical, Maria Gomes
Preço em hipermercado: 1,89 €
Nota (0 a 10): 6,5

Comentários