No meu copo 1022 - Xico Garcia tinto 2020

Vídeo em https://youtu.be/61md2gv4kJw

O nome Francisco Nunes Garcia surgiu por alturas da passagem do século com um vinho com esse nome por cerca de 5000 $ (ainda no tempo dos escudos).

Só mais tarde apareceu outro vinho a um preço mais normal, o Convento da Tomina, que andou entre os 6 e os 9 €.

Outros foram aparecendo, como o Maria Amália, sempre com preços muito elevados, portanto todos eles a apontar para a gama alta. Recentemente, deparei-me com este Xico Garcia da colheita de 2020. Hesitei, primeiro, em comprá-lo, mas o preço era simpático. Depois hesitei em bebê-lo, porque sendo um tinto de 2020 (e com 14% de álcool) era provável que estivesse muito jovem e com alguma adstringência.

Mas a única forma de saber era provando, por isso decidi abri-lo e prová-lo tal e qual como está no momento da venda, sem esperar por uma evolução na garrafa que não permitiria saber o estado em que foi colocado no mercado.

Assim se fez, e assim se confirmou o que era expectável.

O vinho está muito novo, quase com ar de inacabado, com os aromas e sabores parecendo ainda mal integrados uns nos outros. Apresenta-se com taninos bem evidentes, até um pouco agressivos. Um dia depois está mais macio e bem mais bebível.

Dadas as características actuais, tem de ser bebido à mesa, pois bebido a solo torna-se algo agressivo. Mostra alguma complexidade se acompanhar pratos de carne com alguma consistência.

Não deixa de ser um vinho interessante, mas precisa muito de crescer em garrafa.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Xico Garcia 2020 (T)
Região: Alentejo (Moura)
Produtor: Francisco Fernandes Garcia
Grau alcoólico: 14%
Castas: Aragonês, Alicante Bouschet, Trincadeira, Alfrocheiro
Preço em hipermercado: 5,99 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários