No meu copo 934 - Quinta das Maias, Malvasia Fina 2019

Vídeo em https://youtu.be/wm5iZG1KQS4

A Malvasia Fina é uma das castas brancas menos valorizadas no nosso país, e não é por não produzir belíssimos vinhos. Deve ser apenas porque não entrou na moda. Lá diz o ditado, mais vale cair em graça do que ser engraçado. E por cá não há nada como cair nas boas graças dumas quantas personalidades para se guindar ao estatuto de “casta rainha” (uma obsessão descabida, na minha modesta opinião), transformando tudo o resto em paisagem.

Ouvindo algumas opiniões, seriamos levados a pensar que nos brancos do Dão existe o Encruzado e não existe mais nada. Enganam-se.

Tanto a Bical como, no caso em apreço, a Malvasia Fina são duas castas muito bem adaptadas ao Dão e que permitem a produção de belíssimos vinhos brancos.

Sou particularmente apreciador da Malvasia Fina devido ao seu carácter marcadamente floral, e foi precisamente com um destes vinhos que lhe descobri este perfil.

Neste Quinta das Maias temos um vinho elegante, suave, com um ligeiro toque da madeira devido ao estágio parcial, ao qual foi buscar apenas um pouco de complexidade acrescida e um pouco de estrutura e persistência, mas sem mascarar minimamente a essência do vinho.

É uma boa aposta para os apreciadores deste perfil, e cá estaremos para o ir acompanhando.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta das Maias, Malvasia Fina 2019 (B)
Região: Dão
Produtor: Sociedade Agrícola Faldas da Serra
Grau alcoólico: 13%
Casta: Malvasia Fina
Preço: 11 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários