No meu copo 906 - Quinta de Pancas Special Selection, Cabernet Sauvignon 1997

Eis um clássico da Quinta de Pancas, um dos produtores mais antigos a elaborar um monocasta de Cabernet Sauvignon.

Este Special Selection, produzido esporadicamente apenas em anos especiais, é uma versão revista e aumentada do ainda mais clássico Quinta de Pancas Cabernet Sauvignon, provavelmente a marca que deu fama aos vinhos da quinta. Foi, aliás, o primeiro vinho que conheci da Quinta, muito antes da disseminação dos vinhos varietais, e era uma espécie de modelo para os tintos de Cabernet Sauvignon produzidos em Portugal.

O Special Selection está uns patamares acima, apresentando-se como um vinho de grande estrutura e longevidade, no topo dos vinhos da casa.

De cor rubi com alguns laivos de evolução, apresenta um nariz muito complexo e ainda muito vivo, com algumas notas vegetais e minerais bem marcadas mas sem excesso.

Na boca apresenta-se mais clara a evolução, com taninos ainda bem marcados mas a denotar que já terá passado o seu auge. Um toque de especiarias e frutos pretos, final longo e complexo e ainda com uma réstia de juventude.

Será interessante provar este vinho com mais juventude, pois a casta promete bastante neste local. A aguardar por uma próxima oportunidade.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta de Pancas Special Selection, Cabernet Sauvignon 1997 (T)
Região: Lisboa (Alenquer)
Produtor: Quinta de Pancas Vinhos
Grau alcoólico: 13%
Casta: Cabernet Sauvignon
Preço: 22,50 €
Nota (0 a 10): 8


Vídeo em https://youtu.be/j7ll28A8Ys8

Comentários