No meu copo 837 - Mouchão Tonel 3-4 2013

É um daqueles vinhos quase míticos, raros, emblemáticos, caros como tudo. De vez em quando temos a felicidade de nos cruzarmos com um deles à mesa.

O Mouchão é desde há muito a marca considerada mais representativa das qualidades do Alicante Bouschet no Alentejo (e provavelmente do Alicante Bouschet tout-court). Já provámos diversas vezes a marca principal da casa e parece sempre que lhe falta mais qualquer coisa.

Agora calhou-nos provar o topo dos topos: o famoso Tonel 3-4, um vinho especial produzido de forma especial a partir de lotes específicos.

“É provavelmente a mais emblemática expressão mundial da casta Alicante Bouschet em toda a sua plenitude e do seu grande potencial de guarda. A histórica Vinha dos Carapetos é o berço deste vinho complexo, rico e intenso, e de onde são colhidas as pequenas e muito apreciadas uvas tintureiras.

Respeitando toda a tradição centenária, com vindima à mão, pisa a pés nos grandes lagares de pedra, com fermentação nos mesmos, e prensa manual, este vinho estagia nos velhos tonéis nºs 3 e 4 de aduelas de castanho e carvalho, com fundos de macacaúba e mogno, durante pelo menos três anos. Após este tempo este vinho repousa em garrafa por mais dois anos.

Este é um vinho raro, com produção limitada, apenas lançado em anos de colheitas com características excepcionais.

De longa guarda como o Mouchão, o Tonel Nº 3-4 será melhor apreciado no seu esplendor 15 a 20 anos após a colheita, embora possa atingir o seu pico muito depois dessa data.”

(informação disponível no site do produtor)

O vinho foi decantado cerca de 4 horas antes de ser servido, mantido à temperatura correcta. Foi provado a acompanhar uns “Bifes à cervejaria Trindade” (receita antiga descoberta pelo tuguinho).

A verdade é que podia ter sido decantado um dia antes, e provavelmente o resultado não seria muito diferente. Após todo aquele tempo à espera, apresentou-se como uma bomba de cor, de estrutura e de intensidade. Mostra-se longo, com aroma de frutos pretos e do bosque, final longuíssimo, taninos firmes mas ao mesmo tempo sedosos. João Paulo Martins, numa nota de prova sobre a colheita de 2011, chamou-lhe “opulento”, e é realmente um adjectivo que se aplica.

Sendo um vinho já com mais de 6 anos, parece quase acabado de sair da adega. Está praticamente novo, e está para durar muitos anos. Talvez se apreciasse melhor quando estiver mais evoluído; nós é que não temos tempo para esperar por ele.

Num vinho desta magnitude, é difícil classificá-lo de forma quantitativa. O preço também nos condiciona. Se vale o que custa? Talvez sim, talvez não... Mas como todas as raridades e produtos de luxo, vale a pena conhecê-lo para saber como é.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Mouchão Tonel 3-4 2013 (T)
Região: Alentejo (Sousel)
Produtor: Vinhos da Cavaca Dourada - Herdade do Mouchão
Grau alcoólico: 14,5%
Casta: Alicante Bouschet
Preço: 115 €
Nota (0 a 10): 9

Comentários