No meu copo 820 - Quinta do Penedo Reserva tinto 2013

A Quinta do Penedo é uma das propriedades das Caves Messias, juntamente com a Quinta do Cachão no Douro e a Quinta do Valdoeiro na Bairrada. Fica situada na Aldeia de Carvalho, próximo de Mangualde, e foi adquirida pela Messias em 1998, estando a sua origem como vinha situada em 1930.

Parte da Quinta foi reestruturada em 2000 com a plantação de Touriga Nacional, Alfrocheiro e Encruzado, que se juntaram às já existentes Tinta Roriz, Jaen e Tinto Cão.

Existe também uma área de pinhal e pomar de cerejeiras.

Este vinho foi elaborado através de vinificação clássica em lagares de granito, com pisa a pé. Estagiou 12 meses em madeira nova e usada.
Apresenta uma cor rubi de intensidade média, aroma com algum mineral e apontamentos de frutos pretos e do bosque. Estrutura média, algo delgado de corpo, final de boca mediano.

Desconhecia este Dão tinto da Messias, e fiquei indeciso sobre o que pensar dele. Não encantou. Pareceu faltar-lhe alguma personalidade, tipicidade. Dadas as castas utilizadas, seria expectável uma maior identificação com as características típicas do Dão.

Poderá ser um vinho para revisitar, para esperar por outra colheita. Poderá ser uma questão de estar num patamar de evolução menos favorável (quantas e quantas vezes acontece isto, e quantas vezes somos surpreendidos por vinhos em momentos de evolução extraordinários sem estarmos à espera...).

Dado o historial da Messias, tanto no Dão como na Bairrada, será sempre de esperar qualquer coisa melhor.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta do Penedo Reserva 2013 (T)
Região: Dão
Produtor: Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro
Preço: 10,25 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários