No meu copo 802 - Messias Bairrada Clássico branco 2012

Este foi o segundo Bairrada Clássico branco que tive oportunidade de provar, depois de duas colheitas do Frei João (aqui e aqui).

Fiquei na dúvida se este vinho já tinha sido lançado com esta idade, ou se apenas calhou cruzar-me com ele agora. Confirma-se, as Caves Messias lançaram este Bairrada Clássico branco da colheita de 2012.

E o problema foi mesmo esse. Não consigo apreciar as qualidades dos brancos muito evoluídos da mesma forma que nos tintos, e para mim este já tinha passado da conta. O tuguinho, pelo contrário, achou-o excelente.

Também beneficiou da decantação e da lenta subida da temperatura, pois apresentava evidentes sinais de redução, tendo desenvolvido aromas mais complexos com o arejamento.

Fermentou em barricas de carvalho velhas, estagiando depois um ano em garrafa. Apresenta-se com uma cor dourada bastante concentrada e notas de evolução acentuada no nariz. Na boca mostrou boa estrutura e final longo.

Não sendo este o estilo que mais me agrada, não consigo avaliá-lo tão bem como o vinho anterior. É preciso gostar mesmo do estilo.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Messias Clássico 2012 (B)
Região: Bairrada
Produtor: Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias
Grau alcoólico: 12%
Castas: Bical, Cercial
Preço: 19,85 €
Nota (0 a 10): 6,5

Comentários