Atrelados à Ravasqueira - III Edição (1ª parte)


Mais um evento que ficou lá para trás, e que agora em período de férias é tempo de pôr em dia.

Estamos no Monte da Ravasqueira, no coração do Alentejo, em Arraiolos, distrito de Évora. Em termos geográficos, é quase o centro de toda a região transtagana, com Évora a ficar mais ou menos a meio caminho entre o ponto mais a sul, no distrito de Beja, e o ponto mais a norte, no distrito de Portalegre.

Trata-se dum evento denominado “Atrelados à Ravasqueira”, para o qual fui convidado juntamente com um grupo de enófilos, jornalistas e bloggers... mas não é apenas mais um evento para provar vinhos, porque este tem mais que se lhe diga: inclui transporte de ida e volta (que por sinal não utilizei porque aproveitei a ocasião para ficar mais algum tempo na região), jantar e prova de vinhos, serão musical, visita à herdade e alojamento até ao dia seguinte, e pode-se levar companhia. É uma espécie de pacote de enoturismo completo!

Estamos no Outono, pelo que a chegada faz-se já de noite. Somos desde logo recebidos amavelmente recebidos pelo simpatiquíssimo João Vilar, responsável de marketing e vendas, que nos guia desde logo para os nossos aposentos e nos indica para onde nos devemos dirigir em seguida. O transporte colectivo ainda não chegou...

Já com todos os presentes, passamos à sala de refeições, onde o portefólio de vinhos da empresa está exposto, e onde vamos provando daqui e dali enquanto se debica algumas entradas. Aqui conhecemos toda a equipa presente (nomeadamente o enólogo Pedro Gonçalves), e entre conversas vai-nos sendo contada a história deste empreendimento, deste a sua aquisição por D. Manuel de Mello em 1943 para casa de família, bem como as diversas valências da propriedade, em que a produção de vinho é apenas uma das facetas, a par com a criação do Cavalo Lusitano e a participação em prova de atrelagem.

Começa-se pelo espumante Grande Reserva, mas um dos destaques é o rosé MR Premium, um vinho de qualidade superior e com uma complexidade pouco habitual dentro do género. O preço de venda ao público (mais de 25 €) corresponde...

Outro dos destaques é o conhecido Vinha das Romãs, que teremos oportunidade de degustar durante o jantar que se vai seguir daí a pouco.

Neste servimo-nos dos líquidos e dos sólidos à discrição, e como não se trata duma prova orientada, com vinhos específicos para cada prato, vão desfilam brancos e tintos como o Viognier, o Sauvignon Blanc, o Touriga Franca e o já referido Vinha das Romãs, entre outros. Para cada prato, dois ou três vinhos diferentes à procura das melhores harmonizações e daqueles que melhor expressam o carácter da região, enquanto as conversas fluem à volta da mesa onde se sentam 20 mastigantes. As notas de prova terão de ficar para outra ocasião...

Já adiantados na hora, e depois duma deliciosa sobremesa de chocolate e dos cafés, dois cantores (um português e um espanhol) acompanham-se à guitarra e animam o resto do serão.

Mais logo é hora de nos dirigirmos aos quartos com casa de banho privativa, decorados à moda rústica mas com requinte. Tudo está escrupulosamente preparado para nos sentirmos em casa. Amanhã o programa continua.

Kroniketas, enófilo itinerante

Comentários