No meu copo 779 - Cuvée Saint-Vincent, Pinot Noir 2016

De Itália para França, vamos agora até à Borgonha, essa grande região onde são produzidos alguns dos vinhos mais famosos do mundo!

Este vinho foi provado num painel de vinhos elaborados unicamente com a casta Pinot Noir, num jantar organizado pela garrafeira Néctar das Avenidas e onde contámos com a presença do enólogo Manuel Moreira para nos falar dos diversos vinhos em prova.

De todos os vinhos provados, este chamou-me particular atenção, pelo que resolvi adquirir um exemplar para voltar a prová-lo em casa, sem a companhia de outros vinhos para melhor o apreciar.
As expectativas foram totalmente satisfeitas, confirmando as excelentes impressões que tinha deixado no referido jantar.

É um vinho duma elegância extrema, com corpo quanto baste, boa acidez, redondo e fino na boca. Nada pesado, vibrante, intenso, com taninos amplos sem ser agressivos, apresenta notas de frutos vermelhos, como groselha e framboesa, com final de grande delicadeza. É um daqueles exemplares aos quais assenta na perfeição a expressão francesa que melhor os caracteriza: finesse!

É quando se provam vinhos destes que se percebe porque é que há regiões que têm a fama que têm. Não, não é mito: eles existem mesmo e nem todos têm preços proibitivos! E é quando provamos estas castas na sua região de excelência que percebemos que nem tudo è transportável para outro lado com resultados semelhantes. Se nalguns casos até se podem conseguir excelentes resultados, neste caso é mesmo aqui que se atinge o zénite. E o “aqui” é o berço do Pinot Noir, onde a pouca cor que esta uva transmite aos vinhos não é um problema: eles são mesmo assim, abertos na cor, dum vermelho quase pálido. Não é defeito, é feitio.

Que grande, grande vinho! A minha vénia à Borgonha e ao Pinot Noir.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Cuvée Saint-Vincent 2016 (T)
Região: Borgonha (França)
Produtor: Vincent Girardin - Mersault
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Pinot Noir
Preço: 17,50 €
Nota (0 a 10): 9

Comentários