No meu copo 774 - Adega de Borba Reserva (Rótulo de Cortiça) tinto 2015

Voltamos a mais um clássico! Este faz-nos companhia há muitos anos, apesar de não ser uma visita muito frequente.

Em caso de dúvida, contudo, trata-se sempre duma aposta segura. Assim aconteceu num repasto mais alargado para acompanhar cabrito assado no forno e entrecôte de carne dos Açores. Entre várias opções menos consensuais, eu e o tuguinho resolvemos revisitar este, e em boa hora o fizemos.

Tendo sido previamente decantado, este Borba Reserva tinto, popularmente conhecido como “Rótulo de Cortiça”, apresentou-se ainda com bastante juventude no aroma apesar de já contar com quase 4 anos após a colheita.

No primeiro contacto sobressaem frutos maduros no aroma, com uma cor rubi carregada a mostrar um vinho menos concentrado do que era habitual. Na boca revela estrutura e taninos firmes mas macios, dando uma prova com alguma frescura e elegância, ao contrário do perfil clássico que era mais fechado e robusto.

O fim de boca é persistente mas macio.

Estagiou 12 meses em barricas de 3º e 4º ano, seguindo-se 6 meses em garrafa.

Confirmou tudo o que se esperava dele, com esta nuance de parecer agora um vinho um pouco mais aberto e mais moderno, mas sem perder a tipicidade. É claro que também faz parte das nossas sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Adega de Borba Reserva (Rótulo de Cortiça) 2015 (T)
Região: Alentejo (Borba)
Produtor: Adega Cooperativa de Borba
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Aragonês, Trincadeira, Castelão, Alicante Bouschet
Preço em feira de vinhos: 7,49 €
Nota (0 a 10): 8


Foto da garrafa obtida a partir de motor de busca

Comentários