No meu copo 767 - Reserva do Comendador tinto 2013

Continuamos no Alto Alentejo, mas agora um pouco mais para sul, parando em Campo Maior e num vinho da Adega Mayor.

Este vinho estava a repousar tranquilamente à espera duma boa oportunidade para ser bebido. Não quisemos consumi-lo muito novo, e nesta fase já parecia estar a caminho da maturidade suficiente para se mostrar em pleno à mesa.

De facto, assim aconteceu. Este vinho é um daqueles que não enganam, logo que se chega o nariz ao copo. O primeiro aroma causa grande impacto, com notas de frutos vermelhos e do bosque a sobressair com grande intensidade. Apresenta uma bela cor granada aberta que nos faz olhar para ele e agitá-lo no copo para ver o seu brilho transparente.

Aberto algum tempo antes do consumo, mas sem ter sido decantado, na boca revelou-se já liberto do tempo de garrafa, com leves notas da barrica em que estagiou durante 18 meses, antes de um ano em garrafa.

Com taninos firmes mas sedosos, na boca é encorpado e envolvente, redondo e persistente e com final de grande amplitude e prolongado.

É um daqueles vinhos que nos apetece que não acabe, e que nos mostra aquele patamar de excelência a que só alguns têm o privilégio de se alcandorar.

Brilhante e, obviamente, mais um para a nossa lista de sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Reserva do Comendador 2013 (T)
Região: Alentejo (Campo Maior)
Produtor: Adega Mayor
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional
Preço: 17,90 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários