No meu copo 721 - Grand'Arte, Shiraz 2011; Grand’Arte, Touriga Nacional 2012

A DFJ Vinhos, liderada por José Neiva Correia, enólogo e produtor, é uma empresa sediada no em Vila Chã de Ourique, no concelho do Cartaxo, que produz essencialmente vinhos na região vitivinícola Lisboa, embora também se encontrem referências no Douro, Alentejo e Península de Setúbal.

Uma parte significativa da sua produção é destinada à exportação, sendo que no mercado nacional as referências predominantes centram-se em vinhos monocasta.

Hoje trazemos dois tintos adquiridos em 2014 e 2015. Esperaram portanto, respectivamente, 4 e 3 anos antes do consumo.

Com apenas um ano de diferença de colheita, o Shiraz apresentou-se muito mais evoluído, com os aromas algo sumidos, com pouca exuberância quer no nariz quer na prova de boca. A casta mostrou-se bem madura mas pouco expressiva em comparação com outros equivalentes. Em relação a outra garrafa provada há uns anos, esta esteve uns furos abaixo.

Quanto ao monocasta de Touriga Nacional, pelo contrário, expressou-se em pleno, apresentando grande vivacidade no aroma, ainda com notas florais e a frutos silvestres bem evidentes, boa estrutura e taninos bem presentes na boca, final vivo e persistente.

Na comparação, a Touriga Nacional pareceu mais bem conseguida, ou aguentou melhor o tempo em garrafa.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Lisboa (Alenquer)
Produtor: DFJ Vinhos

Vinho: Grand'Arte, Shiraz 2011 (T)
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Syrah
Preço com a Revista de Vinhos: 6,00 €
Nota (0 a 10): 7,5

Vinho: Grand’Arte, Touriga Nacional 2012 (T)
Grau alcoólico: 13%
Casta: Touriga Nacional
Preço com a Revista de Vinhos: 6,00 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários