No meu copo 711 - Gamla, Cabernet Sauvignon 2015

Foi a segunda vez que tive oportunidade de provar um monocasta de Cabernet Sauvignon produzido em Israel. A primeira tinha sido no já longínquo ano de 1995 e na altura encantou-me.

Passados todos estes anos tive curiosidade em experimentar novamente, agora de forma mais atenta e tendo em conta o local onde é produzido. Israel fica numa latitude abaixo de Portugal, sensivelmente a par da Tunísia e do norte de Marrocos, logo é provável que o clima seja propício a uma boa maturação das uvas. Há contudo um pormenor interessante: este produtor está localizado nos conhecidos (não pelas melhores razões) Montes Golan, a norte do Mar da Galileia, cerca de 200 km a norte de Jerusalém. As vinhas estão situadas entre as zonas “Northern Golan” e “Eastern Golan”, entre os 400 e os 1200 m de altitude, pelo que beneficiam dum clima mais fresco que a generalidade do país.

Em 2012 a Golan Heights Winery foi nomeada New World Winery do Ano pela Wine Enthusiast Magazine, e é-lhe geralmente atribuído o papel de ter iniciado a revolução de qualidade dos vinhos israelitas (informação obtida na Wikipédia).

Falando do vinho, este monocasta de Cabernet Sauvignon apresentou-se com uma boa concentração de cor, taninos bem maduros e redondos, aroma a frutas pretas e vermelhas, com algum achocolatado e compota. Na boca é bem estruturado, envolvente e suave, o final é macio e persistente.

Não se pode dizer que seja um vinho abençoado pela proximidade da chamada “Terra Santa”, mas este exemplar parece indicar que há um grande potencial para a produção de bons tintos.

Falta saber como serão os brancos, mas para isso há que esperar por outra oportunidade.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Gamla, Cabernet Sauvignon 2015 (T)
Região: Upper Galilee (Israel)
Produtor: Golan Heights Winery – Katzrin
Grau alcoólico: 14,5%
Casta: Cabernet Sauvignon
Preço: 17,41 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários