No meu copo 534 - Frei João rosé 2013

A primeira prova deste clássico das Caves São João em versão rosada tinha acontecido no Verão de 2014, com a colheita de 2011. Essa verão foi produzida unicamente a partir de Touriga Nacional e passou na prova sem dificuldade.

Agora temos esta colheita de 2013, com um rótulo renovado e também com um lote renovado: à Touriga juntaram-se a Baga, em maioria, e o Cabernet Sauvignon, em percentagem minoritária. O resultado, embora não seja significativamente diferente em termos qualitativos (acabámos por pontuar os dois vinhos de forma igual), dá-nos um perfil algo diferente e talvez mais abrangente.

Temos agora um rosé que, mantendo a frescura e um aroma floral e de frutos vermelhos, apresenta um pouco mais de estrutura e persistência na prova de boca, tornando-se mais gastronómico e com algum acréscimo de complexidade.

Em resumo: parece ser, nesta nova versão, um vinho produzido para ser mais consensual, mantendo a facilidade com que se bebe e estando claramente vocacionado para o tempo fresco e para acompanhar entradas, saladas ou massas.

À segunda prova convenceu-nos e entrou para as nossas sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Frei João 2013 (R)
Região: Bairrada
Produtor: Caves São João
Grau alcoólico: 12%
Castas: Baga (60%), Touriga Nacional (30%), Cabernet Sauvignon (10%)
Preço em feira de vinhos: 2,49 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários