No meu copo 532 - Vidigueira Grande Escolha (Ato V - A Decisão): branco 2014; tinto 2012

Depois de muitos anos sem provar vinhos da Adega Cooperativa da Vidigueira (desde antes da existência da Herdade do Peso na Sogrape, das Cortes de Cima e de Paulo Laureano, entre outros), tive oportunidade de comprar umas novidades da adega, que se renova e parece renascer com uma redefinição do seu portefólio.

Surgem novas marcas e várias combinações de castas, assim como vinhos varietais. Aqueles que aqui trazemos são o branco e o tinto Grande Escolha, ambos elaborados com apenas duas castas: a muito badalada Antão Vaz e a quase ignorada Perrum, no branco, a clássica Trincadeira e a adoptada Alicante Bouschet, no tinto.

Este branco mostrou as características que habitualmente são associadas aos brancos da sub-região da Vidigueira, considerada uma das melhores para brancos no Alentejo, e possivelmente a melhor sub-região na planície. Tem frescura quanto baste, corpo e estrutura médios, madeira ligeira e integrada no conjunto, sem marcar demasiado o vinho, e um final longo e elegante. Faz uma boa parceria com pratos com alguma complexidade, perfilando-se como escolha possível para meia-estação mas igualmente para o Verão.

Quanto ao tinto apresentou-se macio, como também é habitual na região, encorpado, suave e persistente. É um vinho de paladar agradável, com ligeiras notas de especiarias a temperar o fruto maduro. Estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano mas a madeira está muito bem integrada no conjunto, apenas servindo para o temperar e envolver.

Pode ser um vinho dos novos tempos e com um novo perfil, mas a fugir à moda dos superfrutados e superconcentrados feitos com castas internacionais. Um exemplo para ser olhado com atenção.

Sim, pode-se renovar com as castas tradicionais. Sabiam?

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Alentejo (Vidigueira)
Produtor: A. C. Vidigueira, Cuba e Alvito

Vinho: Vidigueira Grande Escolha (Ato V - A Decisão) 2014 (B)
Grau alcoólico: 13%
Castas: Antão Vaz, Perrum
Preço em feira de vinhos: 6,99 €
Nota (0 a 10): 8

Vinho: Vidigueira Grande Escolha (Ato V - A Decisão) 2012 (T)
Grau alcoólico: 14%
Castas: Trincadeira, Alicante Bouschet
Preço em feira de vinhos: 6,99 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários