41º Festival Nacional de Gastronomia 2022

Santarém, 21 de Outubro a 1 de Novembro

É já nesta sexta-feira, 21 de Outubro, que arranca a 41ª edição do Festival Internacional de Gastronomia que se realizar na Casa do Campino, em Santarém.

A 30 de Setembro decorreu a apresentação do programa do festival, na Quinta da Bela Vista, nas margens do Tejo e com uma vista deslumbrante.

Contando com a presença de representantes da autarquia, como o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, do chef de cozinha Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém e curador do festival, e do sommelier Rodolfo Tristão, foram apresentadas a uma vasta plateia de convidados as novidades desta edição, que apresenta um cenário alargado em que irão decorrer vários jantares temáticos, que contam igualmente com a participação de vários chefs e restaurantes nacionais, de norte a sul, do continente às ilhas.

Após a apresentação do programa do festival, procedeu-se à prova de um vinho branco e um tinto premiados na região, após o que se seguiu o almoço com vinhos da região à disposição dos convidados em regime de self-service. Este momento contou ainda com a participação do chef João Diogo Saloio, do restaurante Mãe, que apresentou como entrada a sua reinterpretação do cozido à portuguesa, antes de se passar ao original.

Neste ano de retoma, a organização tentou fazer uma espécie de upgrade à oferta do festival, que vai muito para além das tradicionais tasquinhas regionais.

A zona de petiscos contará com a presença de 24 chefs e incluirá a apresentação de showcookings, masterclasses, artesãos ao vivo, debates, expositores e animação musical. Promete, portanto, muita e variada oferta.

A zona de restauração, por sua vez, contará com oito restaurantes, representativos de Madeira, Açores, Bragança, Oeste, Porto, Vila Real e Évora, sendo que estarão representados, alternadamente, quatro de cada vez.

Para além destas zonas, de acesso livre, haverá a realização de jantares exclusivos e sujeitos a marcação prévia: 5 jantares com o mote Banquete – Jantar com o chef, com chefs “estrelados” que apresentarão menus inspirados nas suas regiões de origem, e 6 jantares com o mote Banquete – Jantar com o Restaurante de Santarém, em que participarão restaurantes representantes da cidade de Santarém.

Haverá ainda 32 expositores de doçaria portuguesa e uma zona de padaria onde será elaborado todo o pão para o evento.

Outra das novidades será a garrafeira, com vinhos de todas as regiões do país e onde haverá um espaço dedicado a harmonizações, com a curadoria de Rodolfo Tristão.

Este ano haverá também, como grande inovação, um recinto exterior com uma área de street food.

São muitas e variadas as opções à disposição do visitante, neste que é o maior e mais antigo festival de gastronomia do país. Um evento que vale sempre a pena visitar. Para saber tudo, só mesmo indo lá...

Decorre de 21 de Outubro a 1 de Novembro de 2022, das 12 às 24 horas, excepto no dia de encerramento, em que fecha às 18:30.

Mais informações em:
http://www.festivalnacionaldegastronomia.pt/
https://www.visitesantarem.pt/
https://www.facebook.com/FestivalNacionalGastronomia
https://www.instagram.com/festival.nacional.gastronomia/

Kroniketas, enófilo itinerante

Comentários