No meu copo 983 - Vicentino branco 2018

Vídeo em https://youtu.be/J14GkQggCa4

Após uma primeira prova dum Sauvignon Blanc no Verão passado, voltamos aos vinhos Vicentino, quase um regresso às origens com estes vinhos nascidos na costa vicentina do concelho de Odemira – actualmente nas bocas do mundo não pelas melhores razões...

Mas estes vinhos Vicentino podem trazer a região para a ribalta duma forma positiva e atractiva. Este primeiro de quatro vinhos que aqui vamos apresentar é um bom exemplo desta afirmação.

Começamos com um Vicentino branco (Gama Poente) elaborado com um lote pouco usual – nada menos do que cinco castas, de Portugal e do estrangeiro, de norte e de sul.

Correndo o risco – que por vezes acontece nestes lotes muito vastos – de querer ser um pouco de tudo e acabar por não conseguir ser nada, aqui temos as castas muito bem balanceadas e as características mais marcantes estão aqui presentes.

Apresenta-se com uma cor dourada, aroma cítrico e tropical no primeiro impacto, um ligeiro vegetal e alguma salinidade no final – é curioso sentir-se uma espécie de maresia no aroma que lhe é transmitida pela proximidade do mar e que por vezes é referida nos vinhos nascidos junto ou no meio do oceano.

Mineralidade, estrutura, persistência, frescura e acidez são as marcas distintivas deste vinho, que se apresenta bastante gastronómico e a pedir pratos com alguma complexidade.

Claramente vocacionado para a gastronomia da região, para acompanhar as muitas opções de produtos do mar que existem por toda aquela costa, é um vinho interessante para explorar à mesa. Experimentem-no com mariscos, arrozes e caldeiradas, e certamente fará uma óptima parceria, dada a sua versatilidade, frescura e acidez.

Para já, convenceu e é um bom cartão-de-visita para estes brancos.

É um vinho a revisitar e a ter debaixo de olho.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Vicentino 2018 (B)
Região: Alentejo (Costa Atlântica)
Produtor: Frupor
Grau alcoólico: 12%
Castas: Alvarinho, Arinto, Fernão Pires, Sémillon, Viosinho
Preço: 7,99 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários