No meu copo 939 - Cam Sô tinto 2017

Vídeo em https://youtu.be/FL8Aw7YZPrw

Este vinho foi comprado quase por acaso numa loja de comidas e bebidas francesas de Lisboa, juntamente com outros produtos.

Passando a parte dos comes, que foi constituída por um delicioso canard à l’orange (o nosso pato com laranja numa versão mais sofisticada), o que mais releva neste vinho das Côtes-du-Rhône é a sua extrema delicadeza e finesse – a tal palavra francesa que se aplica tão bem a tantos vinhos franceses!

Podemos dar as voltas que quisermos e procurar por todos os continentes, mas dificilmente se encontram vinhos tão elegantes como estes – é quase impossível não gostar desta macieza e desta suavidade incomparáveis.

Mais do que descrever aromas e sabores, o que estes vinhos têm de fascinante é precisamente este je ne sais quoi que os torna mesmo diferentes de tudo aquilo a que estamos a habituados e que podemos encontrar em qualquer parte do mundo.

É quando se bebe vinhos destes que se percebe porque é que os vinhos franceses têm a fama que têm – porque também têm o proveito.

Depois de provar este vinho, só apetece exclamar: uh-lá-lá!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Cam Sô 2017 (T)
Região: Côtes-du-Rhône (França)
Produtor: Domaine Tour Saint Michel (Châteauneuf-du-Pape)
Grau alcoólico: 14%
Castas: Grenache, Syrah
Preço: 12 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários