No meu copo 925 - Valle Pradinhos Grande Reserva tinto 2015

Vídeo em https://youtu.be/djpHONsg7Sk

Um terroir do Velho Mundo e uma equipa enológica entusiasta são a combinação perfeita para a produção de excelentes vinhos na propriedade Casal de Valle Pradinhos.

Este Grande Reserva tinto 2015 é um exemplo. Trata-se dum vinho de grande categoria, uma estrutura poderosa e grande complexidade.

A produção foi efectuada a partir de vindima manual com rigorosa selecção manual dos cachos. Foi feito o desengace total seguido de maceração pré-fermentativa, fermentação com controlo moderado da temperatura e suaves remontagens manuais diárias. Seguiu-se longa maceração pós-fermentativa e estágio em barricas de carvalho durante 22 meses.

Apresenta-se com uma cor granada muito intensa com reflexos violáceos, aroma ainda com alguma juventude com grande intensidade a realçar frutos pretos, notas do bosque e especiarias.

Na boca apresenta-se pujante e poderoso, com grande amplitude mas a denotar alguma elegância, frescura, acidez e grande persistência, com final intenso e longo marcado por taninos bem firmes mas arredondados.

Tudo isto junto para dizer o quê? Que estamos na presença dum grande vinho, excelente representante da afirmação dos novos vinhos transmontanos que, cada vez mais, vão ganhando espaço e notoriedade.

Devemos ficar atentos a eles.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Valle Pradinhos Grande Reserva tinto 2015 (T)
Região: Trás-os-Montes
Produtor: Maria Antónia Mascarenhas
Grau alcoólico: 14%
Castas: Cabernet Sauvignon (75%) e Touriga Nacional (25%)
Preço: 26,45 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários