No meu copo 888 - Primus 2015

De regresso aos brancos do Dão e de Álvaro Castro, chegamos a um topo de gama, um vinho absolutamente notável!

Este Primus 2015, elaborado com predominância de Encruzado e castas misturadas de vinhas velhas, apresenta-se com uma juventude invulgar num branco para a idade que tem, mantém uma acidez fantástica e mostra uma exuberância na prova de boca que o tornam um vinho guloso, daqueles que apetece sempre beber mais um bocadinho.

Este vinho fermentou parcialmente em barricas de carvalho, com bâtonnage, mas a madeira não aparece minimamente impositiva no aroma nem no sabor, o que significa que foi doseada no ponto certo.

É um vinho estruturado, persistente, amplo, com aromas exuberantes a frutos cítricos e do pomar a par com uma mineralidade bem marcada, final persistente e vivo, e que ao mesmo tempo mostra um bom potencial de evolução, embora neste perfil de vinhos eu prefira bebê-los exactamente assim como ele se encontra neste momento, com toda a frescura da juventude e da fruta bem presentes.

É um enorme vinho, que apesar do preço merece ser apreciado com toda a atenção. Não é um vinho apenas para beber: é para degustar.

Vai directamente para as nossas sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Primus 2015 (B)
Região: Dão
Produtor: Álvaro Castro - Quinta da Pellada
Grau alcoólico: 13%
Castas: Encruzado e vinhas velhas misturadas
Preço: 30 €
Nota (0 a 10): 8,5


Vídeo em https://youtu.be/hPvuXurgTBY

Comentários