No meu copo 881 - Julian Reynolds Reserva tinto 2014

Rumando a norte por terras alentejanas, paramos em Arroches, algures a meio caminho entre Campo Maior e Portalegre, no projecto da família Reynolds, estabelecida no Alentejo desde 1850.

Dentre os diversos vinhos ali produzidos, repetimos uma referência já provada há alguns anos mas agora acrescentada com a designação Reserva.

Desde essa altura mudou também o lote, que mantém a Alicante Bouschet e a Syrah, mas saíram as típicas Aragonês e Trincadeira que foram substituídas pela ubíqua Touriga Nacional. Talvez por isso este vinho não tem um carácter tão marcadamente alentejano como o anterior, revelando-se com um perfil mais aberto e floral.

Sendo a Alicante Bouschet uma casta tintureira e estando presente em 40% do lote, a cor é bastante fechada mesmo já tendo o vinho 6 anos de idade. O aroma apresenta notas de frutos maduros, algum achocolatado e ligeiríssimo toque da madeira em que estagiou durante 12 meses.

Na boca apresenta-se com boa estrutura e taninos bem marcados, é equilibrado, redondo e persistente, com final elegante. Tanto no aroma como na boca apresenta uma juventude evidente, que é de realçar já a caminho dos 6 anos.

Mostra ser um vinho com potencial evolutivo em garrafa, parecendo poder durar outro tanto ou mais sem problemas. Seria interessante acompanhar como este vinho evoluirá em garrafa durante mais alguns anos, embora neste momento já esteja num ponto óptimo de consumo.

Apesar de eu preferir o perfil mais clássico que a colheita de 2006 apresentava, este perfila-se como um vinho muito interessante e não segue nenhuma tendência: apresenta um perfil e uma personalidade muito próprios, o que o torna ainda mais interessante.

A acompanhar proximamente.

Mais sobre a Alicante Bouschet em http://fugas.publico.pt/Vinhos/334695_alicante-bouschet-a-prima-donna-que-se-deu-bem-no-alentejo?pagina=-1

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Julian Reynolds Reserva (T)
Região: Alentejo (Arronches - Portalegre)
Produtor: Reynolds Wine Growers
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Alicante Bouschet (40%), Touriga Nacional (40%), Syrah (20%)
Preço: 13 €
Nota (0 a 10): 8


Vídeo em https://youtu.be/F9QQSYwgkb4

Comentários