No meu copo 878 - Scarpa Garrafeira 1987

Nos idos da década de 90, um dos primeiros vinhos do Douro que tive oportunidade de conhecer (eram poucos à época) foi um tal Scarpa, que era produzido pela Quinta da Cismeira em São João da Pesqueira. O rótulo era alaranjado e o vinho era elegante, suave e muito interessante, muito longe da era das bombas de concentração, álcool e madeira deste século.

Há algum tempo este vinho veio-me à memória, e comecei a ver se ainda o encontraria por aí. Consegui encontrar esta colheita de 1987 nesta versão Garrafeira.

Foi-me dito que o vinho estava em boas condições de conservação, o nível dentro da garrafa estava normal, portanto havia garantias mínimas de que o vinho deveria estar perfeitamente bebível.

E assim se verificou. Foi uma belíssima surpresa, mostrou-se de óptima saúde. Depois de arejar algum tempo (sem decantação) e libertar os aromas, apresentou-se muito macio e elegante, com uma cor já acastanhada como é normal mas sem mostrar sinais de declínio. Serviu para reavivar algumas memórias, e soube bem recordá-lo.

Para quem gostar de provar relíquias entretanto desaparecidas, este vinho poderá ser uma das que valem a pena.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Scarpa Garrafeira 1987 (T)
Região: Douro
Produtor: Quinta da Cismeira
Grau alcoólico: 12%
Castas: Tinta Roriz e outras
Preço: 13,50 €
Nota (0 a 10): 8


Vídeo em https://youtu.be/3mLlbJGPecU

Comentários