No meu copo 769 - Quinta do Poço do Lobo Reserva, Cabernet Sauvignon 1996

O regresso dum clássico. Reencontrámo-lo num jantar promovido pela garrafeira Néctar das Avenidas com vinhos das Caves São João (também falaremos dele um dia destes). No meio duma panóplia de grandes vinhos, alguns deles sendo novidades absolutas e outros clássicos, este brilhou a grande altura e cotou-se, provavelmente, como a vedeta da ocasião.

Verdade, verdadinha, é que não há nada como voltar a prová-lo em casa, em boa companhia. Assim se fez, na mesma ocasião em que bebemos o Veuve Clicquot e o Reserva do Comendador 2013, e confirmaram-se as melhores impressões e as melhores expectativas.

Estes vinhos antigos que as Caves São João nos vão disponibilizando tornam-se difíceis de descrever, tal é a forma como nos impressionam os sentidos. Neste caso, não são as imagens que valem mais do que mil palavras, mas sim os goles e os aromas com que vamos degustando e aspirando lentamente este néctar delicioso.

Este é um dos exemplares onde nos é mostrado como o Cabernet Sauvignon se expressa na sua melhor forma, com todos os aromas e sabores na conta certa. Nada de excessos, aroma intenso como se fosse 20 anos mais novo, estrutura, persistência e delicadeza bem conjugadas.

Mais do que gastar palavras a tentar descrevê-lo, beba-se! A repetir uma vez, e outra, e outra...

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta do Poço do Lobo Reserva, Cabernet Sauvignon 1996 (T)
Região: Bairrada
Produtor: Caves São João
Grau alcoólico: 14%
Casta: Cabernet Sauvignon
Preço: 12,50 €
Nota (0 a 10): 9

Comentários