Bairrada em Lisboa em dose dupla (1ª parte)

Bairrada@LX 2019





São muitos os eventos a decorrer, alguns onde se pode comparecer, pouco o tempo para relatá-los.

Desde há alguns anos tornou-se regular a realização de dois eventos em Lisboa dedicados a duas das regiões mais tradicionais do país mas que andam um pouco fora dos circuitos mais populares junto dos consumidores – dir-se-ia que são eventos quase só para os verdadeiros interessados, mas é de aplaudir o esforço das respectivas organizações para tentar chamar o grande público a provar os grandes vinhos que aí se produzem.

Falamos do Dão Capital e do Bairrada@LX, ambos com as últimas edições localizadas no Mercado da Ribeira, ao Cais do Sodré, e ainda o BairraDão, que decorre hoje mesmo no centro da cidade, no Hotel Real Palácio e junta “dois em um”.

O mais recente foi o Bairrada@LX que decorreu em Março. Organizado por um grupo de amigos entusiastas da Bairrada, designados por Eira na Beira, este evento reúne alguns dos produtores mais conhecidos da Bairrada, a que se juntam também alguns petiscos fornecidos pelo conhecido Rei dos Leitões.

Nesta visita insisti mais nos espumantes, podendo comprovar a consistência de qualidade que é produzida na região, que se afirma cada vez mais como uma referência nesta variante. Há mesmo quem considere que se pode estabelecer em definitivo como a melhor região de espumantes do país.

Pessoalmente continuo a ser fã principalmente dos tintos com alguma idade, mas essas são outras contas. Neste caso provei apenas alguns com os quais tenho menos oportunidades de me cruzar. Tanto os tintos como os espumantes foram excelentes parceiros dumas mini-sandes de leitão e dos imperdíveis ovos moles.

Em resumo, estiveram presentes 21 produtores, mais de 130 vinhos e cerca de 500 visitantes de 12 nacionalidades diferentes.

Parabéns à organização e esperamos reencontrá-los no próximo ano. Continuem com esta iniciativa, porque a região merece.

Kroniketas, amigo da Baga e da Bairrada

Fotos cedidas pela organização, excepto as duas últimas

Comentários