No meu copo 749 - Falua Unoaked Reserva 2015

Este vinho é uma novidade no portefólio da Falua, empresa que saiu recentemente do universo da João Portugal Ramos Vinhos mas que ainda tem algumas referências produzidas sob a sua batuta.

Trata-se dum monocasta de Touriga Nacional produzido na zona de Almeirim, sem estágio em madeira como indica a designação Unoaked.

Sem qualquer tratamento ou filtração, pretende representar a casta e o seu terroir do modo mais puro.

Nesta versão-Tejo da Touriga Nacional, as notas florais estão menos presentes do que nos seus congéneres do Dão ou do Douro, destacando-se mais os apontamentos de fruta preta e uma estrutura robusta.

À data da prova, pareceu estar ainda num estado de evolução demasiado jovem, algo “verde”, marcado por uma elevada adstringência. Talvez padeça de alguma sobre-extracção e por isso tenha sido bebido precocemente. Só ao fim de três dias depois de aberto é que começou a amaciar.

É claramente um vinho para pratos fortes de carne e com potencial de guarda, mas nesta fase ainda precisa de amadurecer. Mais um ou dois anos de garrafa deverão arredondá-lo e integrar melhor os aromas e sabores.

É um vinho para acompanhar mais para a frente, assim haja oportunidade.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Falua Unoaked Reserva 2015 (T)
Região: Tejo (Almeirim)
Produtor: Falua - Sociedade de Vinhos
Grau alcoólico: 14,5%
Casta: Touriga Nacional
Preço: 8,50 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários