No meu copo 732 - Cabeça de Toiro, Sauvignon Blanc 2016

Este vinho chegou-nos às mãos no seguimento da Festa das Vindimas 2018 da Enoport, que decorreu na Quinta de S. João Batista, próximo da Golegã (evento a referir numa próxima ocasião).

Amavelmente, a equipa da Enoport ofereceu aos seus convidados duas garrafas de Cabeça de Toiro tinto e outras duas de branco. Neste último caso, trata-se duma edição limitada dum monocasta Sauvignon Blanc de 2016, que entretanto já tive oportunidade de degustar calmamente à mesa.

Não desmerecendo das características marcantes da casta, o vinho ficou, no entanto, um pouco aquém do esperado. Apresentou-se com um cor citrina claro, alguns aromas florais e vegetais discretos e pouco intensos. Na boca apresentou-se elegante e suave, com boa acidez e frescura mas com final algo curto e pouco vibrante.

Não foi, portanto, um Sauvignon Blanc de grande nível que se provou. Talvez precise de mais algum tempo em garrafa para ganhar complexidade, embora não tenha apresentado características que pareçam aconselhar a sua guarda por muito mais tempo.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Cabeça de Toiro, Sauvignon Blanc 2016 (B)
Região: Tejo
Produtor: Enoport - Produção de bebidas
Grau alcoólico: 13%
Casta: Sauvignon Blanc
Preço: 6,50 €
Nota (0 a 10): 7

Comentários