No meu copo 716 - Tintos velhos do Dão (2)

Dão Sogrape Reserva 1985; Dão Sogrape Reserva 1999


Estamos de regresso a um clássico.

De vez em quando há umas garrafeiras que anunciam estes vinhos velhos a preços atractivos, que são sempre uma boa oportunidade para recordar algumas preciosidades que provámos há mais de 20 anos...

Este é um vinho que sempre fez parte do nosso imaginário, e tivemos a possibilidade de voltar a degustá-lo, alguns anos depois das últimas provas.

Tal como anteriormente, voltou a deliciar-nos com a sua elegância, o seu bouquet e profundidade aromática.

O Reserva 1985 apresentou-se extremamente macio sem estar chato nem demasiado linear, ainda com uma acidez bem evidente a conferir vivacidade ao conjunto, com um final muito macio. É um daqueles vinhos que parece que vão durar para sempre, e dá-nos sempre um prazer renovado voltar a degustá-lo.

Já o Reserva 1999, como disse o tuguinho, é um vinho velho sem estrutura de velho, nem quaisquer sinais de velhice. Pelo contrário, mostrou ainda sinais de alguma juventude, uma frescura notável para um vinho de quase 20 anos, com os taninos macios mas presentes a conferirem-lhe alguma vivacidade. Envolvente, macio e estruturado na boca, parece ter crescido na garrafa.

Felizmente nesta compra houve oportunidade de adquirir mais algumas garrafas, pelo que ainda temos mais vinho para revisitar estas belíssimas memórias.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Dão
Produtor: Sogrape Vinhos

Vinho: Dão Sogrape Reserva 1985 (T)
Grau alcoólico: 12%
Preço: 5,00 €
Nota (0 a 10): 8,5

Vinho: Dão Sogrape Reserva 1999 (T)
Grau alcoólico: 12,5%
Preço: 10,00 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários