sexta-feira, 24 de agosto de 2018

No meu copo 696 - Tinto da Talha Grande Escolha, Touriga Nacional e Alicante Bouschet 2009

A primeira prova deste vinho da Roquevale aconteceu já lá vai uma década. Na altura o vinho agradou bastante, mostrando uma pujança assinalável complementada com alguma elegância.

Entretanto foi adquirida esta colheita de 2009 que repousou vários anos na garrafeira. Foi bebido, portanto, com muito mais idade que a colheita de 2004. No lote, o Syrah deu lugar ao Alicante Bouschet. Estagiou em barricas novas de carvalho francês e americano.

O perfil do vinho é diferente e, dada a idade, a evolução também é necessariamente diferente. Esta colheita mostrou um vinho ainda encorpado, com alguma estrutura e persistência, marcado pela elegância na prova de boca, mas com menos intensidade no aroma. Mais redondo mas menos vivo.

Parece ser claramente um vinho para consumir mais novo. Numa próxima ocasião esse factor será tido em conta, pois a versão mais jovem pareceu num melhor ponto para consumo. Por outro lado, as castas que compõem o lote também são diferentes, pelo que não será de esperar nunca vinhos iguais, pois as duas castas escolhidas variam de ano para ano, numa prática que vai sendo habitual noutros vinhos.

A rever.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Tinto da Talha Grande Escolha, Touriga Nacional e Alicante Bouschet 2009 (T)
Região: Alentejo (Redondo)
Produtor: Roquevale - Sociedade Agrícola da Herdade da Madeira
Grau alcoólico: 14%
Castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet
Preço em feira de vinhos: 5,59 €
Nota (0 a 10): 7,5

Sem comentários: