No meu copo 688 - HM Lisboa branco 2016; HM Lisboa branco 2017

Às portas de Lisboa surgiu um projecto dum “ainda” jovem enólogo que colabora com a Quinta das Carrafouchas, em Loures, e com a Quinta da Murta, ambas nas proximidades de Bucelas.

Hugo Mendes resolveu lançar-se num projecto individual, para o qual angariou alguns patronos que ajudaram a colocar o projecto em andamento. O primeiro vinho a ser colocado no mercado foi o HM Lisboa 2016, um vinho regional de Lisboa elaborado com duas castas emblemáticas da região, Arinto e Fernão Pires.

As primeiras garrafas foram disponibilizadas há cerca de um ano, tendo-se o vinho apresentado ainda algo delgado e curto de aroma. Foi feita uma segunda prova mais recentemente, já em 2018, e embora tivesse crescido claramente, o vinho mostrou-se ainda algo “cru”, claramente a precisar de crescer e ganhar um pouco de complexidade. Também apresentou um grau alcoólico bastante reduzido, o que pode não ter ajudado a dar-lhe um pouco mais de vivacidade.

Entretanto surgiu a colheita de 2017, que chegou às nossas mãos há poucas semanas. Já tive oportunidade de provar uma garrafa, e este mostrou-se claramente superior. Um vinho mais adulto, mais estruturado, com aromas cítricos e florais mais intensos e vivos, com melhor prova de boca e a mostrar também que está ali para crescer. O final é bem mais prolongado e vibrante, na boa tradição dos vinhos “made in” Bucelas, embora não seja um DOC Bucelas. Mas a marca indelével do Arinto está lá bem impressa. Podia perfeitamente ser um DOC Bucelas que certamente as sensações não seriam muito diferentes. O Fernão Pires aparece aqui como um complemento importante (a casta entra em 40% do lote), conferindo-lhe um acréscimo de estrutura que transmite mais personalidade ao vinho. 30% do lote fermentou em barricas de carvalho francês usadas.

Penso que o Hugo terá encontrado nesta segunda colheita o caminho para a fórmula certa, e esse caminho terá com certeza um bom destino.

Vamos continuar a acompanhar este projecto que é bem interessante e tem tudo para crescer e impor-se junto dos aficionados do Arinto.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Lisboa
Produtor: Hugo Mendes Wines

Vinho: HM Lisboa 2016 (B)
Grau alcoólico: 11%
Castas: Arinto, Fernão Pires
Preço: 9 € (patronos)
Nota (0 a 10): 7

Vinho: HM Lisboa 2017 (B)
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Arinto, Fernão Pires
Preço: 8 € (patronos)
Nota (0 a 10): 8

Comentários