No meu copo 549 - Marquês dos Vales Primeira Selecção branco 2013

Na sequência de algumas provas de vinhos do Algarve provados o ano passado, ainda ficou este, proveniente de Estômbar, no concelho de Lagoa. A Quinta dos Vales tem merecido algum destaque na imprensa da especialidade devido ao seu enquadramento paisagístico e ao modo como está decorada, com esculturas diversas a marcar o espaço, conjugando a arte com a vitivinicultura e o turismo.

Este branco apresenta-se medianamente encorpado, com acidez média e final persistente, mostrando alguma complexidade na boca a par com uma certa suavidade e delicadeza. Foi provado a acompanhar uma caldeirada e cumpriu bem a função.

Esta combinação de castas, embora não lhe confira um aroma muito exuberante, dá-lhe alguma estrutura e torna-o adequado para confecções de peixe não muito simples.

No panorama dos vinhos algarvios, poderá posicionar-se num patamar de qualidade médio-alto. É interessante e merecerá ser degustado com calma e paciência. Atenção à temperatura: deve ser bebido bem fresco para se expressar em pleno.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Marquês dos Vales Primeira Selecção 2013 (B)
Região: Algarve (Lagoa)
Produtor: Quinta dos Vales - Agricultura e Turismo
Grau alcoólico: 12%
Castas: Alvarinho, Viognier, Arinto, Verdelho
Preço em feira de vinhos: 7,50 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários