No meu copo 501 - Douro Sogrape Reserva 2000; Alentejo Sogrape Reserva 2000

Mantendo uma tradição destes 10 anos, assinalamos a passagem de mais uma centena, coincidente com a passagem do 10º aniversário, recuperando mais uma prova dos Reservas da Sogrape. Vamos apanhando as garrafas que podemos, aqui e ali, e vamos provando algumas regularmente. Neste caso juntámos duas colheitas de 2000, uma do Douro e uma do Alentejo, ambas já objecto de provas anteriores.

A curiosidade e a expectativa, no entanto, mantêm-se sempre elevadas, e mais uma vez não foram defraudadas.

O Reserva do Douro apresentou-se pujante, sem denotar muita evolução, com cor ainda muito carregada, algum frutado num aroma intenso e persistente, taninos firmes mas suaves, com final prolongado e macio. Está para durar.

Quanto ao Reserva do Alentejo, antecedente da marca Herdade do Peso, esteve notável mais uma vez. Estruturado, robusto, aroma vinoso intenso, com nuances de frutas vermelhas e pretas, ligeiro apimentado e muito vivo e vibrante na prova de boca. Respira saúde. Tudo no sítio.

Em suma, um regresso em excelente forma, que nos deixa sempre com água na boca para a próxima prova, daqui a mais alguns meses, ou daqui a um ano, ou quando calhar...

Kroniketas, enófilo esclarecido

Produtor: Sogrape Vinhos

Vinho: Douro Sogrape Reserva 2000 (T)
Região: Douro
Grau alcoólico: 13%
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca
Preço: 13,33 €
Nota (0 a 10): 8,5

Vinho: Alentejo Sogrape Reserva 2000 (T)
Região: Alentejo (Vidigueira)
Grau alcoólico: 14%
Castas: Aragonês, Alfrocheiro
Preço: 13,33 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários