No meu copo 499 - Chianti Melini 2014

Uma visita a um restaurante italiano no Algarve (Bulli & Pupe, Praia da Rocha) proporcionou a oportunidade para provar um vinho italiano. Normalmente nos restaurantes de culinária estrangeira, havendo essa opção, prefiro optar por vinhos do mesmo país.

As opções não costumam ser muitas nem variadas, mas dentro do que havia escolhi um tinto Chianti, um dos mais afamados do país.

Sabe-se como os tintos italianos nos podem reservar todo o tipo de surpresas. Desde os vinhos mais abertos, leves e aguados, a outros mais robustos e encorpados, não conhecendo a fundo os produtores pode-se encontrar um pouco de tudo.

Os Chianti que tenho provado têm-se mostrado, contudo, ao contrário, como foi o caso deste: apresentou-se concentrado, com uma cor granada, encorpado, estruturado, persistente e frutado. Muito longe, portanto, de alguns outros algo deslavados.

Um vinho que se bate bem com pratos de carne bem temperados; estava mesmo a pedir algo como um ossobuco. Mas ficará para outra ocasião. A verdade é que este Chianti Melini agradou perfeitamente, e cumpriu na plenitude a sua função à mesa.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Chianti Melini 2014 (T)
Região: Toscana (Itália)
Produtor: Melini - Poggibonsi
Grau alcoólico: 13%
Castas: Sangiovese (75%), outras (25%)
Preço: 8 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários