No meu copo 469 - Quinta de Cidrô, Sauvignon Blanc 2014

Os novos vinhos da Real Companhia Velha, que já tivemos oportunidade de conhecer noutras provas, vão começando a ganhar notoriedade entre os apreciadores. As marcas debaixo das quais a empresa posicionou a sua gama, que tem vindo a ser reformulada (Quinta dos Aciprestes, Quinta de Cidrô e, mais recentemente, Quinta das Carvalhas), têm obedecido a uma filosofia que distingue cada uma num segmento de mercado.

A Quinta das Carvalhas destina-se aos topos de gama, a Quinta dos Aciprestes à gama média e média-alta e a Quinta de Cidrô incide essencialmente nos vinhos monocasta. E é dentro destes que encontramos uma panóplia de produtos que têm surpreendido, desde as castas portuguesas mais clássicas às castas estrangeiras menos populares. Assim, tanto encontramos um tinto de Touriga Nacional como de Rufete ou Pinot Noir, e nos brancos tanto encontramos Arinto como Sauvignon Blanc, Sémillon ou Gerwürztraminer.

A prova que agora se refere teve como objecto o Sauvignon Blanc 2014, considerado pela empresa como uma das melhores colheitas desta casta, senão mesmo a melhor de sempre. Tive oportunidade de provar este vinho por mais de uma vez nos últimos meses, e as primeiras impressões confirmaram-se: trata-se dum branco de elevada estirpe, com excelente aroma frutado e intenso, com predominância de notas vegetais e algum floral. Na boca sobressai fruta branca e tropical, destacando-se a frescura e elegância da prova, com um final suave e prolongado. Um vinho apetitoso de que apetece sempre beber mais um trago... ou mais um copo.

Não é dos mais baratos... mas a qualidade que apresenta justifica bem o que se paga por ele. Desde a colheita de 2005, que tínhamos provado em 2007, muita coisa mudou no panorama dos brancos nacionais e na nossa própria apreciação dos mesmos. Depois da rejeição anterior, este entrou directamente para a galeria das nossas escolhas, e passa a ser presença obrigatória na garrafeira. De preferência com várias garrafas...

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta de Cidrô, Sauvignon Blanc 2014 (B)
Região: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Sauvignon Blanc
Preço em hipermercado: 10,09 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários