No meu copo 295 - Domingos Soares Franco Colecção Privada, Verdelho 2011; Casa Ermelinda Freitas, Sauvignon Blanc 2011

Falamos aqui de duas castas da moda, agora que os vinhos também embarcam (muitas vezes mal) nas tendências da moda. Para além do Alvarinho que tem vindo a descer desde o Minho até ao sul do país, o Verdelho (nas nacionais) e o Sauvignon Blanc (nas estrangeiras) são duas das que mais vamos vendo por aí a serem usadas na elaboração de vinhos brancos de qualidade acima da média. Neste caso falamos de produções da Península de Setúbal onde estas castas parecem ter chegado para ficar.

Já tínhamos provado um Verdelho da Colecção Privada de Domingos Soares Franco, da colheita de 2008, que nos agradou sobremaneira, e essa impressão foi confirmada na prova deste 2011. Seco e persistente na prova de boca, com notas cítricas predominantes no aroma, confirmou ser um valor seguro e uma aposta ganha pela José Maria da Fonseca.

Quanto aos novo branco da Casa Ermelinda Freitas (aqui fica a nossa singela homenagem à fundadora, recentemente falecida), uma das que mais tem apostado nos vinhos monocasta, consegue aqui um bom exemplar do Sauvignon Blanc, que é uma das minhas castas brancas predilectas. Tem frescura, suavidade e elegância na prova de boca, com alguma tropicalidade no aroma, casando bem com entradas leves ou pratos delicados de peixe.

Estamos assim perante dois vinhos brancos bem conseguidos por duas das casas que se configuram como motores da região vitivinícola da Península de Setúbal e que ajudam a explicar a sua posição como uma das regiões que mais vende no país, atrás do Alentejo e dos Vinhos Verdes. Dentro da gama em que se posicionam, estes vinhos valem bem o preço que custam. São brancos de Verão, de Inverno e de todo o ano.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Península de Setúbal

Vinho: Domingos Soares Franco Colecção Privada, Verdelho 2011 (B)
Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Verdelho
Preço em feira de vinhos: 7,95 €
Nota (0 a 10): 8,5

Vinho: Casa Ermelinda Freitas, Sauvignon Blanc 2011 (B)
Produtor: Casa Ermelinda Freitas
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Sauvignon Blanc
Preço em feira de vinhos: 6,99 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários