Vinhos de Portugal 2013



Já está à venda do novo livro de João Paulo Martins, Vinhos de Portugal 2013 – Notas de prova, que constitui a 19ª edição deste guia, o mais antigo dos que são actualmente publicados me Portugal. A apresentação decorreu no final de Setembro no hotel Sheraton, em Lisboa, tendo-se reunido uma delegação dos suspeitos do costume para ir lá assistir.

Num ambiente descontraído, o jornalista e redactor da Revista de Vinhos falou sobre a dimensão crescente do conteúdo do livro e do trabalho acrescido de ano para ano, passando depois à apresentação dos vinhos premiados e entrega dos respectivos prémios, onde se contam alguns nomes importantes do panorama vinícola nacional a par com outros que começam a ganhar relevância.

Depois da entrega dos prémios foi possível provar uma boa parte dos vinhos premiados (não havia Barca Velha 2004…), entre brancos, tintos, espumantes, Porto e Madeira acompanhados por alguns acepipes preparados para o efeito.

Tal como referiu o autor, o livro tem ganho volume de ano para ano, começando a ser quase uma enciclopédia, mais que um livro. Em todo o caso continua a ser uma referência entre as publicações do género e, como é apanágio do autor, é direccionado para o consumidor com uma linguagem clara, simples e perceptível, sem entrar por expressões herméticas por vezes muito usadas pelos “especialistas” e pelos aspirantes a tal. João Paulo Martins tem a vantagem, em relação a outros, de provar e apreciar vinhos com o espírito focado naquilo que o consumidor percebe e não naquilo que ele próprio gosta; escreve para o leitor e não para si mesmo e para exibir a sua sapiência, o que só lhe fica bem. É dentro deste espírito que se enquadra a inclusão na actual edição de um capítulo dedicado aos melhores vinhos até 4 €.

Muitos anos de boas provas e continuação de sucesso é o que lhe desejamos.

Kroniketas, com Mancha e Politikos

Comentários