No meu copo 284 - Pasmados 2009

No processo de reconstituição deste blog com o conteúdo do blog antigo, deparei-me com uma receita escrita pelo tuguinho, o Surf'n'Turf com legumes chineses no wok, que resolvi experimentar e saborear na companhia do próprio.

Para acompanhar o petisco experimentámos o branco Colinas de São Lourenço, mencionado abaixo, e escolhemos um dos tintos que adquiri recentemente numa promoção da revista Sábado, que englobou 6 vinhos ao longo de 6 semanas. A escolha recaiu no Pasmados 2009, da José Maria da Fonseca.

O primeiro ataque no nariz é intenso e apresenta um misto entre o aroma floral da Touriga Nacional e o caramelo do Castelão. Na boca é vivo e revela uma boa estrutura, com predominância frutada, taninos suaves, madeira bem integrada e boa persistência final. A panóplia de aromas resultante da diversidade das castas acabou por resultar numa boa ligação com o misto de sabores do prato. O grau alcoólico é ajuizado para os tempos que correm, onde parece que a tendência, finalmente e felizmente, é para voltar a baixar.

Só tinha provado um exemplar desta marca há quase 20 anos, sem que me ficasse grande impressão, pelo que este foi uma boa revelação. Dentro da gama em que se posiciona, podemos dizer que não tendo ficado pasmados é um vinho que vale a pena revisitar.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Pasmados 2009 (T)
Região: Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos
Vinhos Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Touriga Nacional (46%), Syrah (40%), Castelão (14%)
Preço: 9,85 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários

Lovely wine - recommend to a heavy fish.
Kroniketas disse…
Thank you for your comment.