Novidades... de ano novo

Com a entrada de 2007 fizemos a migração dos nossos blogs para a nova versão do Blogger, o que esperamos traga mais estabilidade ao sistema e maior facilidade de gestão do blog. Mas isso agora não interessa nada, como diria a outra.

O que interessa é que passámos a dispor duma nova ferramenta que nos permite catalogar os posts de modo a filtrá-los, conseguindo mostrar apenas os que pertencem a uma determinada categoria. As categorias podem referir-se a restaurantes, vinhos, receitas. Para os restaurantes também existe a referência à região ou distrito onde se situam. Para os vinhos existe a referência ao tipo (tinto, branco, rosé, espumante, champanhe, porto), à região e sub-região, se existir, ao produtor, às castas, e nalguns casos à marca ou à quinta onde é produzido. Para as receitas existe a referência a carnes, peixes, mariscos, legumes, doces...

No mesmo post podem aparecer todas estas referências misturadas. O Blogger ordena-as alfabeticamente, pelo que há que estar identificado com o significado de cada uma para não nos perdermos em tantas referências. A título de exemplo, veja-se o post sobre o jantar de fim de ano. Há referência a restaurantes e ao local, Lisboa. Para os vinhos há a referência a brancos e tintos, às regiões de Terras do Sado e Alentejo, e dentro desta à sub-região de Reguengos. São referidos os produtores José Maria da Fonseca e Herdade do Esporão (de forma abreviada), e finalmente as castas dos vinhos (informação que nem sempre é possível obter), Moscatel para o branco e Castelão e Aragonês para o tinto. Desta forma, fazendo clique no marcador Esporão o blog mostrará todos os vinhos com esta referência.

Infelizmente não é possível fazer filtragens múltiplas, pelo que não é possível seleccionar Esporão e depois, por exemplo, Aragonês, o que daria todos os vinhos do Esporão feitos com essa casta. Ao fazer clique nesse marcador serão mostrados todos os vinhos com Aragonês, de todas as regiões e todos os produtores.

Esperamos que esta catalogação torne mais interessante a consulta ao nosso blog, facilitando o acesso à informação mais antiga.

E bom ano de 2007 para todos os eno-bloguistas... e para os outros também.

tuguinho e Kroniketas, enófilos e tudo

Comentários