Quinta do Monte d’Oiro - Os novos vinhos aristocráticos




A Quinta do Monte d’Oiro procedeu à apresentação da nova gama de vinhos e rótulos, com uma alteração de marcas e imagens de modo a uniformizar a designação dos vinhos e a sua apresentação. A última grande alteração de imagem tinha ocorrido há cerca de 10 anos. Nesta de agora trata-se mais de alguns ajustes de pormenor nos rótulos segundo um novo conceito.

O evento decorreu no piso superior do restaurante Eleven, no alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, e contou com a presença de vários colaboradores da casa, a começar por pai e filho, José e Francisco Bento dos Santos, além de outros ligados às equipas de enologia e marketing.

A começar pelos nomes dos vinhos, a partir de agora todos os produtos do portefólio passarão a partilhar a mesma designação debaixo da marca Quinta do Monte d’Oiro. Deixam assim de existir as marcas Lybra, Aurius, Têmpera, Madrigal e Syrah 24, qua ganham novas designações.

Acompanhados por uns petiscos que iam desfilando pela sala, estiveram disponíveis para prova todas as 11 marcas disponíveis.

A primeira novidade que tive oportunidade de conhecer foi o novo Reserva rosé, que vai na segunda edição e foi uma boa revelação. Este é o rosé que passa por madeira e resultou num vinho muito equilibrado e aromático, elegante e com estrutura quando baste sem ser pesado, com uma cor salmão desmaiada. Promete.

Os outros já eram conhecidos de outras ocasiões, mas não podemos deixar de distinguir o Reserva tinto, claramente um vinho doutra dimensão num nível médio já de si elevadíssimo, mas em que este vinho nos transporta para outro patamar. Todos os restantes acima da gama de entrada até agora designada como Lybra, o Reserva branco (ex-Madrigal), o Petit Verdot, o Touriga Nacional (ex-Aurius), o Tinta Roriz (ex-Têmpera), o Parcela 24 (ex-Syrah 24) e o Ex Aequo são vinhos de elevado gabarito e que fazem as delícias do enófilo mais exigente. Difícil é escolher qual é aquele de que se gosta mais.

Quanto aos rótulos, partilham agora o mesmo sol com diferentes cores em cada garrafa, apresentando motivos de fundo que variam com a gama. O único que mantém tanto um rótulo como uma marca diferente é o Ex Aequo, que assim se diferencia dos restantes.

A partir de agora será uma questão de habituação até a identificação dos vinhos se tornar automática. Tentando resumir a situação, poderíamos apresentá-la desta forma.



Marca anterior
Nova marca
Lybra (tinto, branco, rosé)
Quinta do Monte d’Oiro (tinto, branco, rosé)
Madrigal
Quinta do Monte d’Oiro Reserva branco
Aurius
Quinta do Monte d’Oiro Touriga Nacional
Single Vineyard | Limited Edition
Têmpera
Quinta do Monte d’Oiro Tinta Roriz
Single Vineyard | Limited Edition
Syrah 24
Quinta do Monte d’Oiro Parcela 24
Single Vineyard | Limited Edition


Marcas que se mantêm

Quinta do Monte d’Oiro Reserva tinto

Quinta do Monte d’Oiro Reserva rosé

Quinta do Monte d’Oiro Petit Verdot
Single Vineyard | Limited Edition

Ex Aequo



Existem depois designações adicionais nos nomes dos vinhos monocasta (Touriga Nacional, Tinta Roriz, Petit Verdot e Parcela 24), que apresentarão ainda a indicação Single Vineyard | Limited Edition, uma vez que cada um deles representará uma parcela única e específica da vinha. Se quisermos ser um pouco mais perfeccionistas, poderemos acrescentar esta designação nos vinhos indicados (texto a azul na tabela acima).

Entretanto estão já em vias de lançamento as novas colheitas sob o chapéu da nova marca:

• Reserva Branco 2017 (Vinho Biológico)
• Reserva Rosé 2017
• Reserva Tinto 2014
• Tinta Roriz 2015
• Touriga Nacional 2015
• Parcela 24 2015
• Ex Aequo 2015


Resta-nos agradecer à Quinta do Monte d’Oiro, em particular na pessoa do Director-Geral Francisco Bento dos Santos, a oportunidade que nos proporcionou para assistir ao evento e pelas informações transmitidas, e desejar as maiores felicidades nesta nova etapa, a que se auguram os melhores auspícios. A qualidade do trabalho realizado assim o merece, e cá estaremos para acompanhar.

Kroniketas, enófilo informado

Fotos do evento por Krónikas Viníkolas
Imagens dos novos rótulos e do design dos mesmos fornecidas pelo produtor

Comentários