No meu copo 406 - Douro Borges Reserva 2005; Douro Borges Reserva 2008

Na mesma ocasião da abertura do Cedro do Noval, referido no post anterior, abrimos também um Borges Reserva 2005. Ambos adquiridos em 2009, tínhamos todas as razões para supor que aguentaria bem a prova do tempo, e depois da prova do Noval ainda mais. Normalmente os vinhos da Borges não nos desiludem (as provas mais recentes de alguns do Dão confirmam-no) e os vinhos do Douro habitualmente envelhecem bem.

No entanto, para nossa surpresa, esta garrafa acabou por decepcionar. A primeira impressão, a visual, mostrou um vinho de cor rubi carregada, não denotando demasiada evolução, o que acabou por não se confirmar no nariz, onde apresentou desde logo sinais de aroma algo cansado. Na prova de boca, mesmo depois de decantado e arejado durante algum tempo, mostrou-se concentrado, estruturado e volumoso, mas confirmou os sinais de ter passado o melhor ponto. Sinais de fruta nenhuns, evolução em demasia, sem frescura e com a acidez a ir-se embora.

Não estava propriamente imbebível, longe disso, mas em queda acentuada, ou então apenas a atravessar um patamar de evolução menos favorável, pois como foi dito atrás a cor não indiciava evolução excessiva.

Foi pena, porque a expectativa era elevada, aliás na justa medida do preço.

Depois desta tivemos oportunidade de voltar à carga com o Reserva de 2008, que estava em bastante melhor estado. Apresentou-se macio e redondo, não muito exuberante de aroma, com algumas notas discretas de frutos pretos e ligeira tosta da madeira. Na boca apresentou persistência média e final algo discreto.

Esperava-se talvez um pouco mais de complexidade e exuberância aromática, e embora não sendo uma decepção como a garrafa de 2005, também não encantou.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Douro
Produtor: Sociedade dos Vinhos Borges

Vinho: Borges Reserva 2005 (T)
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca
Preço: 11,60 €
Nota (0 a 10): 6

Vinho: Borges Reserva 2008 (T)
Grau alcoólico: 14%
Castas: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Sousão
Preço: 11,99 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários