No meu copo 396 - Cono Sur Bicicleta, Sauvignon Blanc 2012

Numa época em que cada vez mais as castas viajam pelo mundo, e principalmente no chamado “novo mundo” a produção de vinho é dominada pelas castas internacionais mais badaladas, difícil é, por vezes, fugir do trio Cabernet Sauvignon-Syrah-Merlot nos tintos e do duo Chardonnay-Sauvignon Blanc nos brancos, sobrando algum (pouco) espaço para o Pinot Noir ou o Pinot Gris. Depois, aqui e ali, lá se encontra uma ou outra casta que encontrou espaço e fama em determinado país, como a Malbec na Argentina ou a Carmenère no Chile, assim como o Alicante Bouschet em Portugal.

Quando se fala na grande produção para o grande comércio, contudo, vamos quase sempre cair no mesmo. Neste caso falamos da Cono Sur, um produtor chileno de grande volume que tem à venda em Portugal uma significativa quantidade de vinhos varietais a preços praticamente imbatíveis e baseados nas castas internacionais mais badaladas.

Tenho sido um fã desta casta da moda, pois tem um perfil que me agrada bastante, pelos aromas tropicais misturados com algum citrino e um certo toque vegetal que habitualmente apresenta. Neste caso, tratou-se duma escolha num jantar de família no restaurante Marítima do Restelo, próximo do Centro Cultural de Belém, e despertou-nos a atenção o nome curioso do vinho, para além da casta, naturalmente. O preço, para restaurante, não estava fora do razoável e mandámos vir uma garrafa para acompanhar um saboroso arroz de garoupa.

O vinho correspondeu ao que dele se esperava: suave, aromático com um toque citrino a par com algum maracujá, com estrutura média na boca, fresco e vivo, com acidez crocante e final seco e persistente.

Bebeu-se com facilidade e com agrado, e não deslustrou os pergaminhos da casta, que não sendo propriamente consensual tem vindo a disseminar-se e a impor-se um pouco por todo o lado. Em resumo, um vinho que satisfez, apropriado para entradas ou pratos de peixe não demasiado condimentados.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Cono Sur Bicicleta, Sauvignon Blanc 2012 (B)
Região: Central Valley (Chile)
Produtor: Cono Sur Vineyards & Winery - Santiago
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Sauvignon Blanc
Preço no restaurante: 12 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários