No meu copo 378 - Prova Régia Premium, Arinto 2012

Há uns anos a Companhia das Quintas resolveu lançar uma nova versão do seu clássico Prova Régia, um dos brancos mais mencionados neste blog e que mais vezes me passa pela mesa, a par do Bucellas Caves Velhas. Enquanto este tem mantido um perfil mais uniforme ao longo dos anos, o Prova Régia teve oscilações, com alguns anos a apresentar altos e baixos, e algumas colheitas menos bem conseguidas. Até que surgiu da Quinta da Romeira, talvez para elevar um pouco a fasquia, um novo Prova Régia, a que foi acrescentado o sobrenome Premium e um rótulo mais estilizado. Em média, apenas um euro mais caro que a versão normal. Difícil, contudo, de encontrar à venda.

Nesta época em que agora as grandes superfícies se habituaram a fazer uma espécie de 2ª feira de vinhos no inverno, a que juntam queijos e enchidos, este Premium apareceu em promoção no Pingo Doce... mas só nalgumas lojas... Foi o tuguinho (que apesar de não escrever, ainda lá vai comprando uns vinhos para o pessoal quando é preciso) que descobriu umas garrafas algures para os lados de Oeiras, e tratou de abastecer-se a si próprio, a mim e ao Politikos.

Como não o tinha provado muitas vezes, não resisti à tentação e abri-o poucos dias depois de o ter em casa, a acompanhar um arroz de tamboril com delícias do mar. E surpreendeu-me muito pela positiva! Acidez vibrante, quase crocante, um ligeiro floral no nariz e um certo travo limonado conjugado com grande frescura na boca e no final marcado por um toque citrino. Confesso que não estava à espera de gostar tanto, e pelo preço (mesmo sem promoção, fica abaixo dos 4 €) vale bem o euro adicional em relação à versão normal. Merece entrar nas nossas escolhas.

Difícil, mesmo, é encontra-lo. Tirando o supermercado do El Corte Inglés, quase não se vê à venda...

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Prova Régia Premium, Arinto 2012 (B)
Região: Bucelas
Produtor: Quinta da Romeira - Companhia das Quintas
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Arinto
Preço em feira de vinhos: 3,49 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários