No meu copo 360: Vinhos a caminho dos 10 anos (3): Tintos da Bairrada

Follies, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2004; Quinta da Rigodeira Reserva 2004


Da Bairrada temos este Follies da Quinta da Aveleda, que combina o Cabernet Sauvignon com a Touriga Nacional, numa parceria que tem dado bons resultados em diversos vinhos tintos e rosés, em várias regiões. Já tivemos oportunidade de provar alguns vinhos produzidos com este lote e os resultados são, normalmente, muito satisfatórios (um dos exemplos é o Quinta da Alorna, que referimos anteriormente). Apresentou alguma elegância, ligeiro floral no aroma e algum toque a especiarias, a par com uma boa estrutura, taninos firmes mas macios e boa persistência. Mais um vinho a caminho da década de idade em muito boa forma.

O Quinta da Rigodeira Reserva 2004 foi adquirido em Dezembro de 2008 com a Revista de Vinhos, portanto na altura com 4 anos de idade. Composto essencialmente por Baga e com uns pozinhos de Touriga Nacional (outra combinação frequente por aquelas bandas nos tempos que correm), a julgar pelo estado actual percebe-se que em novo deveria ser um daqueles tintos da Bairrada muito taninosos e adstringentes, de que muitos consumidores se afastam. A verdade é que agora, já passando dos 9 anos, o vinho apresentou-se pleno de saúde, de cor granada muito carregada, ainda com aromas exuberantes, taninos arredondados pelo tempo mas presentes e marcados na prova de boca, a torná-lo ainda um vinho que não é dos mais fáceis e que se bate com pratos bem temperados e ainda fica a pedir mais tempero... e o mais surpreendente é que consegue, ainda assim, ter alguma frescura.

Gosto do estilo porque é diferente, não tem nada que ver com a doçura de muitos vinhos actuais. Nesta fase o grau alcoólico já não se nota, estando tudo perfeitamente integrado. Um vinho para apreciadores do género.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Bairrada

Vinho: Follies, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional 2004 (T)
Produtor: Aveleda Vinhos
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional
Preço: 10,81 €
Nota (0 a 10): 8

Vinho: Quinta da Rigodeira Reserva 2004 (T)
Produtor: Quinta da Rigodeira, Casa Agrícola
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Baga (90%), Touriga Nacional (10%)
Preço com a Revista de Vinhos: 5,95 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários