No meu copo 359 - Quinta da Alorna Reserva, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2006 e 2007

Continuamos no Tejo, agora com dois vinhos mais recentes e de colheitas consecutivas produzidos pela Quinta da Alorna, outro dos motores importantes do novo Tejo. Tanto a nível de tintos como de brancos e rosés, da quinta de Almeirim têm saído alguns dos melhores vinhos em termos de relação qualidade/preço.

Neste caso a prova incidiu num bivarietal que me tinha encantado há uns anos quando o provei pela primeira vez com o malogrado Mancha. Na altura o vinho foi uma completa surpresa, mas rapidamente deixou de o ser quando se tornou presença obrigatória nas prateleiras, apresentando um preço extremamente apelativo e que fica claramente abaixo da qualidade que o vinho ostenta.

- Quinta da Alorna Reserva, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2006: adquirido em 2008 com uma edição da Revista de Vinhos, mostrou mais uma boa ligação entre duas castas que têm gerado boas parcerias tanto em vinhos tintos como em rosés. Por um lado alguma especiaria do Cabernet e por outro o floral da Touriga num conjunto bem estruturado, encorpado e pujante, persistente mas com o aroma bastante fechado, a precisar de tempo para se mostrar. Enologia de Nuno Cancela de Abreu.

- Quinta da Alorna Reserva, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2007: menos fechado que o anterior, mais imediato e com aroma mais exuberante, intenso e vinoso. Cheio e persistente, mostrou-se no ponto ideal para ser bebido.

Tivemos aqui duas colheitas com apenas um ano de intervalo, e que diferenças entre os vinhos, com perfis tão diferentes mas ambos excelentes!... Uma das melhores relações qualidade/preço do mercado. Pelo preço que custa é difícil encontrar melhor.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Tejo (Almeirim)
Produtor: Quinta da Alorna Vinhos

Vinho: Quinta da Alorna Reserva, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2006 (T)
Grau alcoólico: 14%
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon
Preço com a Revista de Vinhos: 6 €
Nota (0 a 10): 7,5

Vinho: Quinta da Alorna Reserva, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2007 (T)
Grau alcoólico: 14%
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon
Preço em feira de vinhos: 5,79 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários